O ecoturismo é um dos tipos mais praticados no Brasil, devido às grandes e variadas belezas naturais existentes no país. Quem mora em cidades onde geralmente ocorrem eventos esportivos de grande escala, ou até mesmo nas proximidades de arenas, estádios e ginásios, pode lucrar bastante com o turismo esportivo. O chamado turismo de estudos, é mais um modus vivendus do que uma prática turística em si. Aqui no Brasil existem diversos locais ideais para a prática dessa vertente do turismo, como é o caso da Chapada dos Veadeiros em Goiás e o Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, onde muitas pessoas vão para saltar de asa delta. Esse tipo de turismo envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais, como asa delta e bungee jump.
Certas cidades se destacam por suas paisagens naturais, como Arraial do Cabo e Fernando de Noronha, onde as praias e piscinas naturais são as maiores atrações. Tiradentes e Ouro Preto, em Minas Gerais, carregam grande potencial cultural, com enormes casarões históricos e igrejas do período colonial. Os apaixonados por história e cultura podem se entreter bastante nos quase 4 mil museus registrados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que preservam as memórias do nosso território e de seu povo. Municípios como Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte são até reconhecidos pela UNESCO como Cidades Criativas da Gastronomia. Bons destinos para a prática do turismo sustentável são as chamadas "cidades limpas", como Curitiba, capital do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina.
Com a pandemia da covid-19, que se instalou a partir de 2020, o setor foi um dos mais impactados. As possibilidades de experiências para turismo no Brasil são inúmeras e sempre haverão novos lugares para explorar e conhecer. Nós apresentamos 16 tipos de turismo possíveis, e absolutamente todos podem ser praticados em nosso país.
Ou seja, atividades feitas em um lugar fora do ambiente em que você vive, que demandam deslocamento para outra cidade, região ou até mesmo país, e que têm curta duração. Algumas pessoas preferem atrações de ecoturismo, isto é, turismo voltado para a apreciação da natureza, enquanto outras dão preferência a destinos de turismo religioso para professar sua fé. Ele quer se hospedar nas autênticas propriedades rurais e participar do estilo de vida nas fazendas e beneficiar o homem do campo, ao possibilitar uma fonte de renda extra para a família. As pequenas e bucólicas cidades da zona rural também lucram com essa modalidade de turismo. Basta lembrar que os jogos olímpicos começaram por volta do ano 776 a.C, na Grécia antiga, e passaram a atrair milhares de turistas para a cidade de Olímpia e redondezas. Neste exato momento, milhares de pessoas estão cruzando o mundo em viagens cujo foco principal são os negócios.
Dessa forma, existem inúmeras razões que fazem com que uma pessoa se desloque para outra localidade na condição de turista, o que permite classificar o turismo em tipos. Com o passar do tempo, o avanço das técnicas de localização no espaço permitiu o aperfeiçoamento das navegações e as viagens de longas distâncias. As Revoluções Industriais e o desenvolvimento das ferrovias, bem como de outros meios de transporte, foram de grande importância para a ampliação da escala do turismo. O Biotur Transportes Marítimos Brasil tem muito a oferecer quando falamos de turismo, seja ecológico, cultural, gastronômico, entre outros, como o religioso. Os restaurantes, bares, quiosques e mercados oferecem uma grande variedade de pratos típicos, temperos, iguarias e ervas locais, criando uma experiência inesquecível ao viajante. No Brasil existem pontos de visitação bastante famosos, como o santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, e o complexo do Cristo Redentor, no Rio, entre centenas de outros.
A partir disso, foque as suas ações em criar um negócio que aproveite os melhores aspectos do nicho e possa oferecer experiências inesquecíveis aos viajantes. Para ter sucesso com algum dos tipos de turismo no Brasil que apresentamos, você precisa primeiramente definir a qual modalidade vai aderir. Para praticar esse tipo de turismo, a pessoa precisa estar disposta a vivenciar algumas práticas não ofensivas à natureza e experienciar uma viagem temática sobre isso. O turismo de saúde é baseado na busca por um lugar terapêutico, que ofereça um bem-estar geral. Isso é possível ao se hospedar em hotéis fazenda e/ou em cidades interioranas, que existem aos milhares no Brasil.
A infraestrutura que atende a população pode receber melhorias por causa do turismo, como o asfaltamento de vias, a iluminação das ruas e o incremento de segurança pública, o que acontece em áreas em que há o incentivo a essa atividade. Agora que você já sabe quais os principais tipos de turismo, conta pra gente qual é o seu tipo mais frequente. Este tipo de turismo é formado basicamente por pessoas que amam os esportes e viajam para qualquer lugar para participar de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Essas pessoas aproveitam os dias em que vão ficar na idade para conhecer a cultura do lugar. O turismo possui diversas definições que foram sendo elaboradas e se tornando cada vez mais abrangentes na medida em que os estudos a respeito dessa atividade de deslocamento avançaram. Uma das mais utilizadas é a proposta pela Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os turistas geralmente precisam de uma hospedaria e/ou um local para se alimentar, por exemplo. Por outro lado, os empreendedores do setor turístico, sobretudo representantes de agências de viagens, podem organizar pacotes especiais com foco na data e assim atrair clientes. A definição de cada um dos tipos de turismo é feita de forma natural, com base nas intenções de cada turista com a viagem.