Algumas empresas disponibilizam plataformas específicas para venda de mercadorias, como ter uma loja virtual, um site próprio etc. Também é possível optar por marketplaces, que são plataformas já consolidadas para vendas. Possibilidade acompanhar seus negócios e controlar os resultados, gerar controle de estoque de forma simples, o número de vendas, faturamento mensal, além de conhecer o perfil dos clientes, o nível de satisfação, etc. Planejar e controlar os resultados é fundamental para viver o progresso do seu e-commerce. De acordo com um estudo da KPMG, cerca de 65% dos consumidores comparam os preços enquanto compram em lojas físicas com a internet.
Muitas vezes a pessoa pesquisa no digital, mas quer conhecer o produto na loja. Ou então ela precisa de um atendimento mais personalizado antes de adquirir determinada mercadoria, por exemplo. O importante é que o meio físico de varejo continua sendo muito importante. Já no varejo tradicional, a empresa pode ter uma loja física e uma loja virtual, mas esses canais são tratados de forma separada, com processos e estratégias diferentes para cada um deles. No omnichannel, o objetivo é integrar todos os canais para que o cliente possa realizar suas compras de forma fluida e sem barreiras.
Quando iniciar um e-commerce para venda virtual?
As lojas físicas ainda precisam pagar impostos, energia, água e outras contas que um local físico gera. A pessoa quer alguém para ouvi-la no outro lado da linha, pois o problema dela é diferente de todas as opções disponíveis no canal digital, por exemplo. Portanto, uma boa experiência pode ser não apenas um atendimento exclusivamente digital ou exclusivamente pessoal, mas sim híbrido. Cada empresa precisa entender o modelo que mais se adequa à expectativa do seu cliente e isso pode ser, inclusive, a volta do atendimento humano versus o inteiramente automatizado com robôs/chatbot. Durante a NRF 2022, uma empresa levou sua experiência em que entendeu que o SAC deveria ser humanizado, já que compreendeu a frustação que o cliente tinha quando se deparava com robotização.
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Negócios presenciais precisam procurar um bom ponto comercial para que a loja tenha um considerável fluxo de pessoas. Porém, é fundamental que a loja virtual seja vista com a mesma seriedade que uma loja física pelo empreendedor, que precisa ter organização e planejamento. Enquanto isso, para a maioria das lojas físicas, funcionar além do horário comercial, exige o pagamento de hora extra para os funcionários, além do aumento das despesas gerais.
Mas é importante perceber como as vendas online cresceram nos últimos anos e não podem ser ignoradas se você deseja ampliar as vendas. Mesmo que você escolha abrir uma loja física, não deixe de lado a possibilidade de vender pela internet e integrar as vendas online e presencial. Enfim, ter uma loja física ou loja virtual é uma escolha estratégica para o seu negócio.
A estrutura física necessária para colocar em funcionamento uma loja virtual e uma loja física é muito diferente e, por isso, merece a sua atenção. Para que uma loja física funcione é preciso construir um espaço para receber os clientes e apresentar os produtos oferecidos por sua empresa. Segundo órgãos de defesa do consumidor, a prática de preços diferentes entre a mesma loja física com a sua versão digital são permitidas. Ao fazer site de vendas, o empresário consegue manter um preço menor, tornando-se preferência para os clientes. Recomenda-se investir em fotos de alta qualidade do produto, prestar atenção em diferentes ângulos, para que o consumidor tenha uma experiência satisfatória do produto, e depois comprar através da venda virtual. Fotos de baixa qualidade tiradas de apenas um ângulo desvalorizam o produto e despertam desinteresse por parte dos clientes.
As diferenças no horário de atendimento
Os buscadores (Buscapé, por exemplo) reúnem as lojas que têm aquele produto, bem com os preços dos últimos dias, semanas ou meses. Vantagem em poder apresentar todas as informações do produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos de qualidade, vídeos explicativos, preço, fretes e tempo de entrega. Por isso é tão importante fazer uma descrição perfeita, você pode conferir nesse link 12 dicas inteligentes para você fazer uma descrição de produto perfeita e atrair ainda mais clientes. E-commerce ou loja virtual, nada mais é que um comércio eletrônico, ou seja, toda modalidade de transação comercial de compra e venda realizada através da internet com o uso de um equipamento eletrônico. Se você ainda tem dúvida à respeito de loja virtual ou loja física, descubra quais são as vantagens e desvantagens antes de aventurar-se no mundo virtual. Para decidir entre loja física ou virtual, é preciso avaliar as características de cada canal, além do que você busca para a sua empresa e dos produtos que quer comercializar.
Uma vantagem da integração entre lojas físicas e virtuais é colocar em prática a estratégia de guide shop, ou “loja guia”. Neste tipo de loja, o consumidor pode experimentar e avaliar produtos na guide shop, que é um ponto físico, antes de comprá-los cupom amazon no e-commerce. E muitas empresas já estão percebendo que, com o aumento das compras realizadas online, os espaços físicos devem ir além de oferecer produtos para a venda. O investimento inicial baixo pode ser uma das vantagens das lojas virtuais.
Por isso, é importante trabalhar a coesão e a solidez nos diferentes canais. Se a loja opera só no digital, por exemplo, talvez seja importante ter um ponto físico para atendimento ao consumidor. Além disso, é importante lembrar que o Brasil ainda tem baixa penetração no digital. É importante investir também na rapidez e na confiabilidade da entrega. A cadeia de entrega tem de ser muito eficiente, pois ela é parte da proposta de valor do consumidor.