Vamos analisar os principais grupos de alimentos que deve-se evitar após uma cirurgia. 6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgiaCuidados com o curativo. Assim como você pode falar que o ovo é remoso, esse tipo de alimento é aquele que contém “reima”. Ou seja, podem ser os derivados da carne vermelha de porcos, galinhas e patos até a de animais silvestres, como capivaras e frutos do mar.
Quanto tempo depois da cirurgia posso comer chocolate?
Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar. O processo cicatricial pode levar até 18 meses para se estabelecer completamente, dependendo do tamanho da lesão inicial. Com certeza, o adesivo para ponto cirúrgico é uma das inovações mais eficientes que surgiram para substituir os pontos tradicionais.
Vegetais de folhas verde-escuras, como couve, brócolis, agrião, espinafre e rúcula, oferecem uma série de benefícios ao organismo, sendo ótimas opções de alimentos que ajudam na cirurgia plastica cicatrização da pele. Você pode aproveitar a hora do banho e lavar a sua ferida. Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril.
Os médicos recomendam evitar alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, repolho e até as massas. “A fermentação provoca a dilatação do estômago e pode aumentar muito a formação de gases e cólicas. Destacam-se os peixes, como salmão, azeite de oliva e oleaginosas (castanhas e nozes). A recomendação é garantir a ingestão adequada de ferro para prevenir a anemia e também reduzir chances de má cicatrização. Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo.
Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos. Lave a ferida com água e sabão delicadamente ou use soro fisiológico, sabão e gaze. Aplicar uma compressa morna sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização. Como exemplo de frutas que se encaixam nesse caso, são citadas mirtilo, framboesa, morango, melão, pêssego, laranja, toranja, romã, amora, cereja, maçã, abóbora e pêra. Já no caso das verduras, espinafre, couve, acelga, brócolis, repolho, couve-flor, cenoura e beterraba são exemplos que possuem esse efeito.
Com isso, ajuda o seu corpo na regeneração dos tecidos. Embora não sejam alimentos, a hidratação merece um destaque especial. Manter o corpo bem hidratado é essencial para facilitar a recuperação. A água ajuda na digestão, na circulação e na eliminação de toxinas. Podemos optar por águas saborizadas com frutas ou chás sem cafeína para variar e manter a hidratação em dia.
Dieta dos Pontos - Como Fazer? Emagrece Mesmo? Alimentos Permitidos e Dicas
Em relação a este “buraco”, cicatriza de dentro para fora. E em diversos casos fica mesmo, demorando meses até para fechar completamente. Os pontos, com o passar do tempo, pode acabar gerando uma inflamação local. Já, já, você deve remover e converse com seu cirurgião. Você pode escovar os dentes com pontos, mas com cuidado.
Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico. Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.
Por isso, é essencial seguir as orientações médicas e nutricionais para garantir uma alimentação adequada que favoreça a cicatrização e o restabelecimento do corpo após o procedimento cirúrgico. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados. Vale lembrar ainda de evitar os alimentos embutidos, por conta do processo de fermentação que envolve sua produção e a adição de sal. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior. Com os redutos de gorduras saturadas, como as carnes vermelhas e os embutidos, a história não é diferente (recomenda-se distância), mas há um detalhe importante. Você sabe quais são os alimentos que devem ser evitados após cirurgia?
Como acelerar a cicatrização de pontos?
Outro aspecto que devemos considerar são os alimentos que podem causar gases. Feijões, brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos são conhecidos por provocar flatulência. Enquanto nosso corpo se recupera, pode ser que nossa digestão não esteja tão eficiente, e o desconforto causado por gases pode ser bastante incômodo. Portanto, é melhor optarmos por alimentos que sejam mais fáceis de digerir. O recomendado é evitar comer gorduras, frituras e doces (chocolate) por pelo menos 30 dias após a cirurgia. Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos.
As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas a todo custo. O álcool pode prejudicar a nossa capacidade de cicatrização, pois interfere na absorção de nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa neste momento. Além disso, o consumo de álcool pode desidratar o organismo, o que também é um fator negativo no processo de recuperação.
Independente de ter feito extração do siso ou não, estamos sempre expostos a vírus e bactérias do(a) parceiro(a), ao beijar. Se tratando de um procedimento cirúrgico na boca, o tempo crítico de recuperação é de 7 a 10 dias. O consumo de doces deve ser controlado e feito em pequenas quantidades, preferencialmente optando por opções mais saudáveis e com açúcar reduzido.