No plano de negócios você vai descrever todos os seus objetivos e definir quais são os passos para chegar lá. O mercado de café como um todo emprega cerca de 3,5 milhões de pessoas no Brasil, e gerou mais de R$ 27 bilhões em negócios em 2020. Esse mercado, desde a produção do grão até a venda em cafeterias, cresceu 64% nos últimos cinco anos.
Tudo isso pode ajudar a conhecer mais aquele produto e saber se ele oferece o que você procura. Seu time precisa estar bem capacitado assim como você, ou seja, entender sobre café e suas operações, saber como vender, como comunicar e se empenhar em agregar valor ao seu negócio. Portanto, restaurante tenha cuidado no momento de contratação e não deixe para última hora, isso pode te custar caro. Então invista no melhor possível e procure trabalhar com as melhores máquinas possíveis. As máquinas hoje em dia fazem parte de todos os tipos de empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Com tudo isso, as vendas do café em grão subiram expressivamente nos últimos anos. Os brasileiros estão entre as duas nações do mundo que mais consomem café. Este dado mostra como esse consumo pode se tornar uma grande oportunidade de empreender no mercado de cafeterias. Existem vários casos de pessoas que conseguiram montar uma cafeteria até com menos que esse valor, mas atualmente essa será a média que você precisará investir.
Vale a pena abrir uma cafeteria?
Tanto que até hoje, algumas práticas continuaram sendo adotadas, como trabalho remoto e home office. Uma das estratégias adotadas foi investir no café verde e na moagem por conta própria, em 2009. A iniciativa fez com que a cafeteria reduzisse seus custos e se tornasse pioneira em estabelecer uma relação direta com o produtor.
Todas as receitas de café (quentes e frios) devem ser definidas com antecedência. Você deve se preparar com as dosagens e quantidades de cada ingrediente e com equipamentos para servir vários clientes ao mesmo tempo. Mesmo que a cafeteria que você pretende montar seja pequena, você precisa observar todos os passos acima. O investimento necessário para abrir sua cafeteria pode variar bastante dependendo de algumas variáveis.
Pensando no local e a estrutura da sua cafeteria
Esse é o tipo de bebida que não pode faltar no menu de uma cafeteria já que é considerado o carro chefe desse segmento. Outra vantagem que o Brasil tem em relação aos outros países, é a sustentabilidade na produção, que mais do que nunca, se tornou palavra de ordem no mercado de café. Para mim, cuidar da regularização do seu negócio é uma das coisas que vai permitir que você tenha sucesso com ele.
Um dos grandes diferenciais das cafeterias com relação às lanchonetes são os cafés expressos – peça fundamental para qualquer cafeteria. Neste caso, pessoas com experiência costumam se sair melhor sob a pressão de mais de uma função. Mas, se o seu público indicar que está procurando por experiências novas, invista nas variações. Cafés não são vendidos apenas pelo sabor, a aparência é um dos seus maiores atributos. A indicação de pessoas com experiência no ramo também é bem vinda, desde proprietários de outros estabelecimentos até funcionários, que costumam ter o conhecimento prático sobre as máquinas. Uma cafeteria posicionada em um ponto estratégico pode chamar a atenção de novos clientes.
O que preciso para abrir uma cafeteria pequena?
Com a grande quantidade de equipamentos oferecidos no mercado, pode ser difícil identificar os mais adequados à sua proposta. Por isso, é muito importante levar alguns critérios em consideração antes de comprar (ou alugar) seu equipamento. Ah, e não se esqueça de garantir que sua equipe segue uma boa gestão de cafeteria! Confira nosso artigo sobre o assunto e entenda como melhorar esse aspecto do seu negócio. Atualmente, temos propriedade para te responder essa pergunta por termos a nossa própria loja, além da produção na fazenda.
Quem não gosta daquele café caseirinho, passado na hora e que, só pelo cheiro, desperta tantas memórias afetivas? Temos aqui uma ótima opção para quem quer fazer o cliente se sentir em casa. Fizemos uma tabela com as principais diferenças entre cada categoria para ajudar você a decidir qual quer vender por aí. Esses fatores devem ser levados em consideração e explorados nos diferentes preparos e é fundamental que você se mantenha constantemente atualizado(a) em relação a eles. Isso otimiza demais o tempo, permite que o garçom não interrompa momentos de confraternização ou conversas de negócios frequentemente e deixa as pessoas conectadas com o universo digital.