Não misture estes produtos de limpeza em sua casa

Como citamos no início desse artigo, cada produto de limpeza tem uma formulação única e isso também vale para marcas diferentes (mesmo que o produto pareça ser o mesmo). Por isso, nada de aproveitar aquela embalagem que tem um restinho e colocar no frasco novo, pois cada empresa pode usar substância diferentes. A substância não é toxica, mas se torna perigosa quando a mistura de bicarbonato e vinagre é feita em um recipiente fechado. O dióxido de carbono forma uma espuma crescente, que pode acabar levando à explosão do recipiente.

Misturar vinagre com bicarbonato de sódio

Então, se você combiná-los pode gerar uma reação imprevista, e consequentemente, danificar a sua casa ou, até mesmo, prejudicar a sua saúde. Entre os produtos de limpeza que não podem ser misturados estão o alvejante e o vinagre. Quando combinados, esses dois itens liberam um gás tóxico para o organismo humano. Você tem o costume de misturar produtos de limpeza na hora de faxinar a casa? Apesar dessa prática ser comum, ela é muito perigosa e pode causar vários problemas de saúde em quem entra em contato com essas combinações.

Produtos de limpeza no geral

Essa mistura provoca a liberação de gás tóxico, criando bolhas no líquido, dando uma sensação de fervura. Essa informação foi reforçada ao Almanaque SOS pela Whirpool, fabricante da Brastemp e Consul. A empresa alega que a mistura tóxica é prejudicial também na máquina de lavar, caso não use o compartimento correto.

Misturando produtos de limpeza

Ao contrário do que as pessoas pensam, isso não tornará a mistura mais fraca. Além disso, a reação ocorre com a liberação de gás carbônico (CO2), a liberação de CO2 nesse caso pode gerar o "efeito foguete". Não deve ser feita em RECIPIENTES fechados, por conta da propulsão. A quantidade gerada geralmente não é o suficiente para causar asfixia.

Só que, na verdade, essas misturas podem ser perigosas para a saúde. Para você ter noção de como as reações químicas são poderosas, é só pensar naquela combinação clássica com as balas Mentos e Coca-Cola. Misturados, os itens geram uma explosão enorme… então imagine o que pode acontecer quando os produtos de limpeza passam pelo mesmo processo. Alguns produtos de limpeza já contém a substância em sua formulação em quantidade segura para o uso, como os desinfetantes, por exemplo.

Apesar de ser feita por muitas pessoas, essa mistura pode ser extremamente perigosa e ineficaz para limpar os ambientes. Afinal, a água sanitária é uma substância abrasiva que, sozinha, já exige cuidado no uso. Em combinação com outros produtos, pode causar reações alérgicas, mal-estar, queimaduras e explosões. Isso significa que, quando esses dois compostos entram em contato, um anula a ação do outro. Por isso, armazenar essa mistura em um pote fechado ainda pode causar uma explosão. Quando uma empresa desenvolve um produto de limpeza, ela faz diversas pesquisas e testes para verificar se aquele item é realmente seguro.

O que não pode misturar com desinfetante?

Antes de improvisar um produto de limpeza caseiro com um "inocente" vinagre, por exemplo, saiba que algumas combinações produzem reações químicas bastante tóxicas. É difícil pensar em um manual sobre quais misturas de produtos de limpeza são seguras ou não para a saúde, já que cada marca disponível no mercado pode incluir ingredientes específicos. Mas então por que muita gente diz que essa mistura retira o mofo da roupa? O açúcar funcionaria como um escudo, protegendo o tecido, evitando que o mesmo manche. Enquanto a ação oxidante (limpeza) é por conta do hipoclorito de sódio (água sanitária). Quando você vai ao Vantajão Atacado e se depara com aquelas prateleiras enormes e coloridas, cheias de produtos de limpeza, pode pensar que os produtos são inofensivos.

Existem, sim, algumas misturas de produtos de limpeza que são úteis e inofensivas. O recomendado é que você não faça isso, por mais que precise fazer uma limpeza profunda em casa. Quem nunca quis aproveitar os restinhos de produtos de limpeza e acabou misturando com outros, não é mesmo? Porém, apesar de parecer inofensivo à primeira vista, não há como saber a fórmula exata de cada um.

Esse gás cloro também causa irritação na pele e olhos, além de dor de cabeça e sensação de sufocamento. Pode, ainda, reagir com água e formar ácido clorídrico dentro do pulmão. A combinação dois produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático. Estes compostos podem prejudicar nossos pulmões, rins, essência para produtos de limpeza fígado, olhos e pele. Além disso, o clorofórmio é uma substância bastante tóxica podendo causar enjoos dentre outras reações nocivas à nossa saúde. A lenda popular diz que podemos usar o vinagre como aliado na limpeza da casa, higienização de colchões e muito mais, mas será que é mesmo seguro?

Os desentupidores de ralo, limpadores de fornos e limpa alumínio podem ser alcalinos. Ou seja, com bases fortes como o hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. E também ácidos fortes, como ácido clorídrico, sulfúrico, fosfórico, e nítrico. O professor afirma que depende da concentração e do tipo de pigmento que tem nas cores do tecido.

Dessa forma, quem se expõe a essa mistura está sujeito a ter alergias e problemas respiratórios. Inclusive, ela não é indicada para a limpeza de muitas superfícies e materiais. Mas você sabia que a combinação de determinados produtos de limpeza pode causar reações químicas muito prejudiciais à saúde?! A mistura de água sanitária com desinfetante (amônia) também provoca a formação de cloramina e, por isso, não deve ser feita em casa para a limpeza.

Isso significa que os fabricantes só podem garantir a eficácia e segurança dos produtos químicos usados isoladamente, e não misturados com outros compostos. Ao realizar a limpeza de casa, é importante entender quais produtos não devem ser misturados para evitar reações químicas perigosas. Conheça essas combinações e garanta uma limpeza segura para você e sua família. Para entender, os produtos feitos para tirar manchas de roupas normalmente têm água oxigenada na composição. Nesses casos, a inclusão do vinagre na mistura vai formar o ácido peracético, que é tóxico e corrosivo.