A omissão de informações relevantes ou a tentativa de fraude também pode levar à negativa de pagamento do seguro. É de conhecimento de todos que a legislação proíbe a condução de veículo automotor se a carteira nacional de habilitação não estiver no prazo de validade. Seguindo esse entendimento, muitas seguradoras incluem cláusulas contratuais excluindo a obrigação de indenizar caso o segurado esteja com a CNH vencida no momento do acidente. Ao contrário do seguro de dano (como visto no item anterior), no caso específico do seguro de vida, a indenização não poderá ser negada em caso de acidente automobilístico em que o segurado se encontrava em estado de alcoolemia. Por isso, tenha muita atenção com seu contrato, assim não correrá o risco de a empresa negar a indenização do seguro e poderá andar despreocupado com o seu carro.
Cote agora o preço do seu Seguro Auto!
Durante a contratação do seguro, o segurado deve fornecer informações precisas e completas sobre si mesmo, seus bens e suas atividades. Esse prazo de 3 anos somente é possível de ser aplicado nos casos de beneficiário do seguro, ou seja, que não sejam segurados ou empregados ou ainda para o terceiro prejudicado como é o caso do DPVAT. Legítima e que o evento não foi causado de forma intencional ou premeditada. Além disso, é fundamental que o segurado responda a todas as solicitações da seguradora de forma transparente e honesta, para evitar qualquer suspeita de má-fé. Esteja muito atento e consciente no momento de escolher suas coberturas e fechar o contrato do seguro auto. Esta situação em que a empresa de seguro se nega a cumprir com o acordado é mais comum do que se pensa.
Quais documentos são necessários para comprovar o sinistro perante a seguradora?
Por isso, é fundamental estar sempre atento a sua apólice para saber o que tem direito e o que pode ser negado. É preciso que tenha contratada a cobertura para aquela determinada situação. Veja com a seguradora a lista do que precisa ser enviado e confirme se eles receberam o que foi solicitado se não quiser ficar sem receber. Por exemplo, se o carro for roubado será preciso encaminhar um boletim de ocorrência com o fato registrado e mais os documentos do carro. Se o estabelecimento não oferecer um seguro, nem adianta entrar em contato com o seu, pois, ele não atenderá o sinistro. Instalar acessórios chamativos no carro, como aparelhos de som e/ou DVD, entre outros, são uma espécie de agravamento de risco, visto que eles chamam a atenção dos bandidos.
A seguradora pode negar a indenização do seguro auto se você…
Há alterações que muitas delas não cobrem, como o rebaixamento da suspensão e mudanças no motor. Caso o carro possuir alguma delas, e o seguro não cobri-las, a empresa poderá não quitar a indenização. Com a investigação da seguradora, essa fraude é normalmente descoberta. Ao infringir Seguro de caminhão a lei de trânsito, o usuário corre o sério risco de ter sua indenização negada após um sinistro. Em caso de sinistro, você vai desejar receber sua indenização, não é mesmo? Para te ajudar, listamos, a seguir, 12 cenários em que a negativa pode acontecer, com dicas para evitá-las.
Lembre-se, porém, que a seguradora pode negar a indenização do seguro auto se as normas forem descumpridas. Outro motivo comum para a negativa de pagamento do seguro é a ocorrência de um sinistro não coberto pela apólice. A omissão do segurado em informar a existência de uma doença também não é motivo de recusa do pagamento do seguro, afirma o desembargador de um tribunal estadual. Existem vários tipos de seguros e muitas coisas, bens e pessoas podem ser seguradas. Nas hipóteses de seguro de vida e por incapacidade existem indenizações, inclusive por danos morais.
Para ver algumas hipóteses em que a seguradora nega, indevidamente, o pagamento da indenização prevista no contrato de seguro. Ao contratar um seguro, o segurado deve se atentar à apólice e ao contrato, a fim de verificar a validade, a cobertura e suas respectivas exclusões. Além disso, caso tenha a indenização decorrente de sinistro negada, verifique com o seu corretor ou advogado se a negativa de cobertura está realmente correta.
Há cenários, até, em que os consumidores são processados judicialmente pela empresa. Por exemplo, um segurado que dirige embriagado está, intencionalmente, aumentando o risco de acidentes. O segurado deve seguir as orientações da seguradora quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de sinistro. Caso contrário, o segurado corre o risco de ter seu sinistro negado e até mesmo responder a processos judiciais. O seguro é uma ferramenta indispensável para garantir proteção financeira contra imprevistos e adversidades, como acidentes, doenças, roubos e outros. Alguns cuidados são importantes de serem observados quando se trata de recebimento de sinistro das seguradoras.
Então, ao ler o contrato do seguro, você saberá o que pode ou não, bem como o que está incluso como coberturas e os casos em que poderá ser negada a proteção. Além das coberturas, também existem regras específicas para o caso de carro de leilão, veículos antigos, entre outros. A maior parte dos casos dessa natureza são ganhos pelos segurados, que acabam recebendo a indenização negada, mais uma indenização por danos morais e patrimoniais.
De modo geral, porém, isso só acontece quando o consumidor desrespeita a lei ou as normas do contrato. “Existem poucos casos em que é difícil obter sucesso para reverter a negativa da seguradora. Em caso de acidente de trânsito, a cobertura para terceiros somente é disponibilizada pela seguradora quando ficar caracterizada a culpa do condutor do veículo segurado, seja administrativa ou judicialmente. Para os casos em que houver negativa de pagamento de seguro de vida ou acidentes, o prazo de um ano começa a ser contado do conhecimento da invalidez do beneficiário. Existem muitas situações que podem fazer a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.
Danos causados ao veículo durante um tumulto generalizado não são cobertos pela seguradora. Isso inclui manifestações, brigas de torcedores e situações semelhantes. Uma ação de agravamento de risco Seguro auto é aquela que poderia ter sido evitada mas, como não foi, favoreceu um sinistro. Antes de fazer mudanças na estrutura do seu veículo, é sempre interessante conversar primeiro com a seguradora.