Tipos de psicanálise

O objetivo do tratamento é ajudar os pacientes a desenvolver uma compreensão mais profunda de seus pensamentos, sentimentos e memórias inconscientes para gerar crescimento permanente e alterações na personalidade. O profundo nível de compreensão exigido na psicanálise não se desenvolve da noite para o dia, e é por isso que um paciente pode estar em terapia por vários anos. Não estamos, claro, nos referindo a todas as psicoterapias, isso seria irresponsável (e falso). A família “psicodinâmica” inclui um grande número de propostas terapêuticas que, de alguma forma, reivindicam o trabalho de Sigmund Freud como ponto de partida. A categoria vai desde a psicanálise clássica até as inúmeras modalidades psicodinâmicas criadas nos Estados Unidos, passando por terapias junguianas, lacanianas etc. Existem até mesmo propostas terapêuticas ecléticas que misturam conceitos psicodinâmicos aos de outras linhas, como as das abordagens cognitivo-comportamentais.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma variação da terapia comportamental, baseada nos estudos de Aaron Beck sobre depressão. Neles, são apontados que cada paciente possui uma forma de visão do mundo e quando ela passava para algo mais sombrio, ele necessitava de tratamento. Quanto ao sistema do ego, é um sistema de personalidade elaborado através de experiências vitais e cujo objetivo é a proteção de nossa auto-estima através da satisfação das pessoas que amamos. Além de tudo isso, Freud estabelece um modelo de desenvolvimento baseado no impulso libidinal, seu modelo genético de desenvolvimento psicossexual .

De acordo com a psicanalista Cristiane M. Maluf Martin, o ID armazena nossos impulsos mais primitivos, sendo guiado pelo princípio do prazer. "Não há regra para o ID, ele é movido pelos impulsos sexuais, sempre em busca de satisfazer o seu prazer", esclarece. Psicanálise kleinianaOutra grande corrente da psicanálise é a inglesa, sendo Melanie Klein a maior representante. Ela segue os preceitos freudianos, mas deixa a sua marca original que foi a criação da Psicanálise da Criança. A proposta contemporânea é aquela que vai de encontro às emoções reprimidas para encontrar caminhos para novos encontros e, eventualmente, libertá-las. A questão do setting analítico, caracterizado pela relação entre o analisa e o analisado, é muito evidente nesse modo de pensar.

Vale destacar que a psicanálise é uma formação, que não é restrita somente aos profissionais de psicologia. Não é possível saber o significado da Psicanálise enquanto conceito e seu papel na história sem entender o pai da psicanálise, Sigmund Freud, o inconsciente e as partes da estrutura psíquica humana. Para se compreender melhor o que é psicanálise, devemos entender que nela podem ser distinguidos três níveis. Os dois primeiros são parte do método psicanalítico e o terceiro seria o conjunto de suas teorias.

Quais tipos de psicanálise?

Os 9 tipos de psicanálise (principais teorias e autores)

No entanto, em muitos casos, diferenças importantes acabariam surgindo na maneira de conceber vários aspectos da psique. Outros também tinham um interesse maior nos aspectos conscientes da pessoa. A identificação do sexual como principal motor do comportamento e desenvolvimento também seria amplamente discutida, considerando algo secundário na determinação do comportamento. Além disso, a psicanálise freudiana não aprofunda ou valoriza excessivamente os aspectos sociais e culturais, bem como a situação atual do paciente, derivada principalmente de traumas infantis. A psicanálise é um campo de investigação teórica da mente humana, com foco no seu entendimento.

Seja um Psicanalista

Para Freud, o principal mecanismo de comportamento e vida psíquica é o libidinal ou o desejo sexual . Esses instintos são reprimidos pela consciência com base na censura causada pelo supereu, que faz o ego procurar mecanismos para reprimir ou sublimar desejos. Esses mecanismos de defesa podem não ser eficientes o suficiente para resolver conflitos internos e podem levar a vários distúrbios .

Entendendo as instâncias psíquicas: id, ego e superego

Quando muito severo, o superego anula as escolhas do ego e causa conflito psíquico. O id armazena os desejos inconscientes, os quais não são totalmente lógicos Curso Psicanálise e às vezes não seguem as regras estabelecidas pela sociedade. É o ego que coordena o que o id pode ou não fazer, permitindo ou inibindo a sua satisfação.

A psicanálise possui faculdades e técnicas para aprofundar todos estes temas de forma sucinta e, ao mesmo tempo, profunda. O importante a saber é que a escolha pela terapia já um grande passo dado. O profissional fará o melhor para que essa experiência seja o máximo aproveitada no tempo certo de buscar as soluções. Uma das questões mais importantes para se saber é que o psicanalista não atua como um juiz, pois não interfere no que diz respeito a valores da pessoa. O papel do psicólogo é mostrar estes trilhos de forma a compor uma paisagem mais natural possível para o paciente. Como forma de agir nos métodos, o tratamento ocorre com uma frequência de conversas que tendem a durar, dependendo das situações.

Quando o paciente se dá conta de quais são as origens de seus conflitos, pode começar a mudar as ideias sobre si mesmo. Junte-se às mais de 60 mil pessoas que recebem nossa Newsletter Gratuita diretamente no seu e-mail. Saiba mais sobre a psicanálise e descubra você mesmo a chance de se autoconhecer. Deve-se lembrar que estes sentimentos podem desencadear processos patológicos, como distúrbios e transtornos mais sérios. Não existem métodos melhores do que outros, apenas deve-se destacar que as abordagens e objetivos são de natureza diferente.