Desenvolvimento pessoal não é apenas um objetivo individual, é uma matriz de hábitos que orienta como desenhamos interfaces, produtos e experiências. Quando equipes incorporam práticas de crescimento — metas claras, feedback rápido, reflexão periódica — o resultado é UX que facilita o progresso do usuário, não apenas a finalização de tarefas. Um onboarding que respeita ritmos, por exemplo, deve apresentar objetivos de curto prazo, trilhas de aprendizado e recompensas proporcionais ao esforço, além de elementos de gamificação que ampliam o engajamento, ajudando o usuário a alcançar pequenas vitórias e manter a curiosidade. Além disso, a avaliação formativa — coleta de dados sobre onde o usuário encontra dificuldades, o que ele já domina e o que precisa revisitar — sustenta melhorias contínuas do produto e a personalização da jornada. Do ponto de vista de entretenimento, esportes e bem-estar, conteúdos bem curados podem alinhar motivação, prática e aquisição de habilidades, conectando diversão com aprendizado útil.
DIÁRIO DE INOVAÇÕES - SALA DE AULA
Não olvidamos que, se existe a aplicação da disciplina para corrigir, coordenar e organizar ações, também há nessa relação muitos momentos de indisciplina que não podem ser apenas vistos como negativos, pois têm seu potencial de positividade, considerando sua demonstração de autonomia e criticidade. O conflito de saberes torna-se frequente e originador da indisciplina, pois as perspectivas não são congruentes, tendo de um lado o representante da escola (o professor) e do outro lado o representante da comunidade (o aluno). Nesse encontro, o que muitas vezes é ignorado são os discursos presentes de ambos os lados, as múltiplas relações, os laços sociais entre educador e educando. Por intermédio de pesquisa semiestruturada e bibliográfica, pudemos investigar e acompanhar o desenrolar do vínculo social educador-educando, embasado em Freud e Lacan.
A construção da origem do laço social, tal como apresentada em Totem e tabu (1913 [1912]), perde em grande parte seu poder explicativo com relação às modalidades de padecimento psíquico na contemporaneidade, exatamente porque essa construção se assentava na ideia de uma certa harmonia ou equilíbrio entre a ordem simbólica e o gozo do pai da Horda. Ou seja, tal configuração estava calcada na promessa de harmonia entre a renúncia pulsional e o investimento libidinal como condição de possibilidade de estabelecimento do laço social. Essa seleção simplificada é uma oportunidade importante para docentes que desejam atuar na rede pública pernambucana, com contratos de até 12 meses, podendo ser prorrogados, e remuneração que pode chegar a R$ 4.867,77. Fundado em 1837, o Colégio Pedro II é uma das instituições públicas mais prestigiadas do país, com tradição em excelência acadêmica e compromisso com a formação crítica e cidadã.
Além do “Conecta Educação”, em 2024 a Seduc iniciou a distribuição dos "Kits Bora Estudar", que garantiram antena de internet via satélite às escolas da rede. Com isso, todas as 975 escolas estaduais paraenses contam com internet, o que torna o Pará um dos poucos estados a garantir 100% de conectividade nas unidades de ensino. Essa abordagem fortalece a inclusão digital, a construção de autonomia e pensamento crítico, e pode contribuir para melhores resultados nas avaliações e no IDEB, reduzindo desigualdades. Com criatividade e parceria, é possível começar hoje — não esperar pela internet perfeita, mas construir uma educação digital que funcione para todos.
Conectando Educação, Desenvolvimento Pessoal e Entretenimento com Inovação em Tecnologia
Essa abordagem parte do pressuposto de que o conhecimento é construído ativamente pelo sujeito e não simplesmente recebido de forma passiva. Com carga horária total de 375 horas, distribuídas ao longo de três semestres, o curso oferece uma grade curricular diversificada e atualizada. As disciplinas combinam fundamentos teóricos com práticas pedagógicas, favorecendo o desenvolvimento de habilidades para o ensino crítico e participativo.
Assim, a parceria tem o objetivo de auxiliar o processo de modernização da capacidade tecnológica e apoiar o processo de transformação digital, visando apresentar soluções únicas que atendam as necessidades da Rede Federal para auxiliar a consecução dos seus objetivos. O lugar da verdade suporta o lugar do semblante/agente de um discurso, o agente se relaciona com o outro extraindo uma produção, por exemplo um chiste (humor ou ironia inconsciente). A disciplina exerce seu controle não sobre o resultado de uma ação, mas sobre seu desenvolvimento. [...] A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos. [...] A disciplina é o conjunto de técnicas pelas quais os sistemas de poder vão ter por alvo e resultado os indivíduos em sua singularidade. O exame é a vigilância permanente, classificatória, que permite distribuir os indivíduos, julgá-los, medi-los, localizá-los e, por conseguinte, utilizá-los ao máximo.
✅ Promover a articulação entre teoria e prática docente;✅ Estimular o pensamento crítico e a pesquisa educacional;✅ Favorecer a análise de políticas públicas e práticas inclusivas;✅ Valorizar a diversidade e os direitos humanos no ambiente escolar;✅ Fortalecer o ensino de Sociologia como ferramenta de transformação social. O curso foi pensado para promover a formação continuada de professores e profissionais interessados em fortalecer suas práticas pedagógicas por meio do uso das tecnologias digitais. Em Belém, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Souza, em Belém, tem aumentado o engajamento e facilitado o acesso a conteúdos digitais.
A prática deliberada aparece em apps que transformam metas em micro-hábitos, oferecendo ciclos de treino, avaliações rápidas e recomendações personalizadas. Assim, a experiência do usuário fica mais segura, envolvente e acessível, favorecendo adesão, recuperação eficiente e desempenho sustentável. Essa integração mostra como educação formal e hábitos de desenvolvimento se traduzem em soluções digitais úteis para esportes e fitness, conectando teoria a prática cotidiana. O Banco do Brasil (BB) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram uma parceria inédita para fortalecer e valorizar o trabalho dos professores da educação básica em todo o país. A ação integra o Programa Mais Professores para o Brasil e foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira (15), durante evento com autoridades do governo federal e representantes da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Programa ‘Conecta Educação’ melhora qualidade do ensino em escolas estaduais da capital e interior do Pará
Ela envolve desde a seleção de novas estratégias ou metodologias de ensino ativas e inovadoras ao uso de plataformas, recursos digitais e aplicativos educacionais. No paradigma da aprendizagem ativa, o professor atua como curador e mediador de experiências formativas, responsável por articular conhecimentos, práticas e tecnologias que ampliem o engajamento do estudante. Essa função curatorial envolve selecionar, organizar e conectar conteúdos de maneira contextualizada, possibilitando que o aluno atribua sentido à aprendizagem. A docência, nesse comprar ensino médio novo cenário, torna-se um ofício cada vez mais complexo, exigindo reflexividade, sensibilidade pedagógica e domínio teórico-prático. O professor precisa compreender a aprendizagem como fenômeno relacional e dinâmico, que se dá na interação entre sujeitos e contextos (VYGOTSKY, 1998), e desenvolver a capacidade de conectar saberes científicos e experiências cotidianas, construindo pontes entre o conhecimento formal e as realidades dos alunos. Essa perspectiva amplia o papel da escola como espaço de convivência, criação e construção coletiva de sentido.
A especialização busca contribuir para a formação continuada de educadores e pesquisadores, com foco na prática pedagógica e na reflexão crítica sobre o ensino das Ciências Sociais na Educação Básica. O curso é destinado a professores(as) da Educação Básica que atuam em salas de aula comuns e desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas voltadas para a Educação Especial e Inclusiva. Para que a Educação Digital não fique apenas no discurso das políticas públicas, é essencial que cada escola — junto com sua gestão e corpo docente — trace um plano realista de implementação, considerando suas condições locais. Isso significa diagnosticar a infraestrutura disponível, mapear competências docentes e compreender o acesso dos estudantes às tecnologias.
Por fim, nas considerações finais, apresentam-se reflexões sobre a formação docente e os caminhos possíveis para consolidar o professor como mediador e articulador de experiências formativas na contemporaneidade. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças no papel docente frente às metodologias ativas e às novas demandas da educação contemporânea, com ênfase na autonomia discente e na mediação pedagógica. De caráter bibliográfico, o estudo busca compreender de que forma o professor pode, ao assumir a função de mediador, contribuir para a construção de aprendizagens mais profundas, significativas e críticas.
Através do exame, a individualidade torna-se um elemento pertinente para o exercício do poder (Foucault, 1984, p. 62). Ser disciplinado é estar em conformidade com um padrão ideal; indisciplinado é, ao contrário, fugir do foco institucional desse padrão. Em princípio pensamos que a indisciplina é, de forma generalizada, negativa; ou seja, se indisciplinar seria se colocar contra alguém ou alguma coisa, numa confrontação direta, sendo uma forma de bagunça ou anarquia. Ao contrário, a disciplina é conceituada pelo senso comum como um tipo de correção cujo foco seria reprimir a insubordinação, o erro, a indisciplina, toda forma de anarquia e/ou bagunça. As inscrições devem ser realizadas somente pela internet, por meio do site oficial do Instituto AOCP.Não serão aceitas inscrições por outros meios. ⚠️ É fundamental que o candidato acompanhe as publicações oficiais para não perder prazos de inscrição, divulgação de resultados e recursos.