Outro diretor que vale a pena reassistir (muito por conta das reviravoltas de roteiro em suas obras) é David Fincher (Clube da Luta). Em Garota Exemplar, o diretor adapta o romance homônimo de Gillian Flynn, que mostra o desaparecimento da mãe de família Amy. Seu marido, o professor de redação Nick Dunne, engata uma busca midiática pela esposa.
Em uma análise de 45 obras, os personagens masculinos eram os protagonistas e ocupavam cargos de poder em 62% dos casos. Os cientistas sugerem que essa resiliência pode ser resultado de um tipo de treinamento que esses fãs passaram – praticaram lidar com o medo e a ansiedade provocados por sua forma preferida de entretenimento. Como resultado, estavam mais preparados para enfrentar o medo real desencadeado pela pandemia. Sentar-se no escuro com amigos para assistir a um filme de terror ou atravessar um labirinto assombrado com um parceiro faz bem para a saúde, pois ajuda a fortalecer essas conexões sociais.
Concorde: o que a história do avião supersônico nos ensina sobre viagens e velocidade
Integrante da Paramount Global, a Pluto TV conta com canais ao vivo e conteúdos sob demanda que podem ser acessados através do aplicativo, do navegador e de Smart TVs. Para entender o que acontece com esses espectadores, VivaBem conversou com especialistas que levantaram algumas possibilidades. Foi o caso do ator Terry Crews, conhecido pela série “Todo mundo odeia o Chris”. Em 2016, ele afirmou ter quase perdido a esposa por ter desenvolvido uma compulsão por pornografia. O conteúdo adulto estava presente em sua vida desde os 12 anos e ele assistia dia e noite, muitas vezes sem parar.
Isto é, o processo mental que nos leva a sentir saudades de coisas e eventos passados, pois, de alguma maneira, pensamos que tudo era melhor naqueles tempos. Um motivador essencial para os seres humanos é o sentimento de pertencimento a um grupo social. Segundo o cirurgião-geral dos EUA, autoridade de saúde pública do país, os americanos que carecem dessas conexões estão presos em uma epidemia de solidão, o que deixa as pessoas em risco de problemas de saúde mental e física. A empresa de atrações de Halloween America Haunts estima que os americanos gastam mais de US$ 500 milhões anualmente (R$ 2,8 bilhões na cotação atual) em entradas para casas assombradas, apenas pelo privilégio de serem assustados. E muitos fãs de terror não limitam seu entretenimento a essa época do ano, devorando filmes, séries e livros com a temática o ano todo.
Se uma pessoa desenvolver este transtorno após ver um filme, pode não ser capaz de criar uma linha entre a realidade e a ficção. As pessoas que querem ver e gostam de filmes de terror devem estar mentalmente estáveis, pois caso contrário poderão começar a sofrer de depressão. Assistir a filmes de terror produz medo, ansiedade, insônia, fobias e traumas mentais, mas o efeito positivo de vê-los regularmente é que ajuda a dessensibilizar as pessoas que sofrem de ansiedade e medo. O filmes de comédia ajudam a esquecer os problemas e a melhorar a sensação de bem-estar.
Em um estudo, pesquisadores descobriram que pessoas que visitaram uma casa assombrada de alta intensidade, como experiências de medo controlado, exibiram menor atividade cerebral em resposta a estímulos e menos ansiedade após a exposição. Esse achado sugere que assistir a filmes de terror, histórias assustadoras ou jogos de videogame de suspense pode, na verdade, acalmá-lo depois. Esse efeito também pode explicar por que eu e meu marido escolhemos relaxar assistindo a séries de zumbis após um dia agitado no trabalho.
Melhora na saúde cardiovascular
Além disso, os canais de TV geralmente têm uma grande variedade de programas em horários pré-determinados, o que facilita a organização do seu tempo. Em tempos de conexão constante, a TV pode se tornar uma excelente fonte de aprendizado, diversão e até mesmo de alívio para o estresse diário. Segundo explica o Dr. Keyvan Sarkhosh, principal autor do estudo, a atmosfera de conto de fadas é um elemento fundamental, do ponto de vista do espectador. Nossa preocupação com um roteiro bem feito ou uma boa direção é varrida para debaixo do tapete e, em vez disso, nos voltamos para clássicos sobre o natal que já vimos várias vezes e que, de alguma forma, são capazes de nos fazer ter bons sentimentos. Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Essa é a pior parte, a de procurar algo novo, ou algo que possa chamar a atenção para ver se vale a pena assistir.
Por outro lado, considera-se que o início do cinema ocorreu em dezembro de 1895, quando os irmãos Lumière criaram em seu laboratório uma série de imagens projetadas. A experiência de ir ao cinema pode ser relaxante e ajudar a reduzir o estresse. A combinação de um ambiente confortável, uma história envolvente e a companhia de pessoas queridas pode proporcionar uma sensação de bem-estar. Ir ao cinema geralmente implica em desligar os dispositivos eletrônicos e se desconectar das redes sociais e outras distrações digitais. Essa desconexão pode ser benéfica para a saúde mental, proporcionando um tempo de qualidade longe das telas. Evidentemente, a primeira coisa que podemos falar sobre o assunto é a sensação prazerosa ao assistir a um filme ou série que gostamos.
Ao suplementar com creatina, as células cerebrais aproveitam bem esse combustível extra, resultando em um desempenho otimizado. Estudos apontam benefícios da sauna para o coração, o sistema respiratório e até para a prevenção da demência. Dados coletados ao longo de 20 anos com mais de 2.600 homens indicam que frequentar a sauna com regularidade reduz os riscos de hipertensão, doenças cardíacas e morte súbita.
Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e diminuem os hormônios do estresse, que contraem os vasos sanguíneos. No caso das experiências de medo controlado, assustar-se é uma técnica fundamental para ajudá-lo a sobreviver e se adaptar em um mundo assustador. Ao provocar emoções poderosas e positivas, fortalecer redes sociais e prepará-lo para seus piores medos, você se torna mais capaz de aproveitar cada dia ao máximo. Gosto de escrever e ler sobre meus medos – e ver os vilões pagando pelo que fizeram no final – porque me dá uma maneira de controlar a história. Consumir essas narrativas me permite ensaiar mentalmente como eu lidaria com essas circunstâncias, caso alguma se manifeste em minha vida real. Experiências de medo controlado também podem ser uma maneira de se preparar para o pior.
Por exemplo, filmes de comédia podem melhorar o humor e aliviar o estresse, filmes de suspense podem aumentar a adrenalina e a excitação, e filmes de drama podem despertar emoções profundas e empáticas. Cada gênero tem seu próprio conjunto de efeitos e pode proporcionar experiências únicas e enriquecedoras para os espectadores. Assistir a filmes pode ajudar a aumentar a empatia, melhorar a autoestima e promover a autorreflexão.
Experiência pode causar sensação semelhante à euforia da corrida e fortalecer conexões sociais com amigos
A comunidade cinéfila é uma rede global de indivíduos apaixonados por filmes, que se reúnem para celebrar a magia do cinema e compartilhar suas experiências e opiniões. O nosso cérebro é o principal responsável para que o nosso corpo inteiro possa funcionar de maneira correta. Sendo assim, os filmes podem trazer muitos benefícios ao cérebro, como potencializar a memória, melhorar o nosso humor, elevar a nossa atenção e nos auxiliar com o foco para executar outras tarefas. Além disso, a ida ao cinema acompanhado de amigos e/ou familiares pode fortalecer laços sociais, sendo também um ambiente propício para praticar o autoconhecimento.
Conversar com amigos ou familiares sobre o filme amplia o aprendizado e fortalece vínculos emocionais. De acordo com pesquisas britânicas, o riso espontâneo aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial. Filmes de comédia, eppi cinema portanto, não apenas divertem, mas também contribuem para a saúde do coração. Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.