“Caso contrário, o veículo perde capacidade e isso pode até provocar um acidente”, explica. É comum associarmos os pneus dos carros aos nossos calçados. Afinal, assim como os sapatos, são eles que estão entre nós – e o nosso carro – e o chão que pisamos. Da mesma forma, os pneus macios ou macios são para dirigir na lama ou areia fofa, pois seus pinos menores proporcionam uma ótima aderência. Os pneus duros são projetados para terrenos como rocha, terra compactada ou areia e possuem travas maiores e mais apertadas. Os pneus Altimax disputam mercado com modelos Bridgestone F700, Goodyear Direction Touring e Pirelli P400.
O TPI é a quantidade de fios de nylon por polegada quadrada presente no pneu, ou seja, são como fibras encostadas e então não há espaços para borrachas. Os TPI deixam o pneu mais flexível, se moldam no chão e nos obstáculos. Notifique-me por e-mail se alguém responder ao meu comentário. Muitas vezes, ele fica esquecido no porta-malas (ou sob o assoalho) e também perde pressão com o tempo.
Isso porque cada tipo de veículo tem suas peculiaridades, dimensões, peso, capacidade carga, torque e velocidade máxima. Ou seja, para cada tipo de veículo é necessário um pneu que suporte todas essas variações sem comprometer sua aderência, eficiência, conforto e segurança. É preto, de borracha e precisa de ar para se manter inflado. Mas saiba que como os calçados que usamos, os pneus também são bastante diferentes, assim como os pés que os calçam.
Segundo a Continental, o selante pegajoso pode tapar aberturas de até 5 mm. Esse pneu tem como principais concorrentes os modelos Bridgestone Dueler, Goodyear EfficentGrip SUV, Michelin Primacy e Pirelli Scorpion Verde All Season. Com uma boa aderência e drenagem de água, trata-se de um dos modelos mais seguros da marca. Além desses detalhes, outra característica interessante são os TPI.
O que são pneus off-road?
O rodízio do pneu é uma prática periódica que deve ser feita em intervalos regulares, preferencialmente a cada 10 mil km. A regra se aplica para “nivelar” o desgaste dos pneus, uma vez que o eixo motriz exige mais esforço do que as rodas que estão livres. A indústria oferece tipos de pneus para diferentes aplicações e tipos de veículos, como bicicletas, motocicletas, ônibus, caminhões, motos, aviões e até mesmo veículos de exploração espacial.
Preocupe-se com as medidas de largura da banda de rodagem e da lateral. Segundo Roberto, essas são as características analisadas pelas fabricantes de veículos quando precisam escolher um pneu para equipar um carro. “É praticamente isso que as montadoras fazem ao escolherem o pneu que irá equipar um veículo. Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos.
Cuidados com o pneu
Para um pneu poder ser remoldado é preciso que a unidade original não tenha mais de sete anos de fabricação. Assim, depois de avaliada, a antiga carcaça recebe nova borracha vulcanizada na banda, ombros e laterais. Como uso rotineiro, há o risco das rodas perderem o alinhamento ao passar sobre buraco e pedras e demais irregularidades do piso. O alinhamento da geometria das rodas é fundamental para garantir a boa dirigibilidade e controle do automóvel. Sua função é garantir que as rodas estejam alinhadas paralelamente. Todo motorista deve conferir a pressão dos pneus em intervalos regulares, que não devem ser superiores a 15 dias.
Como eu posso aumentar a vida útil dos pneus do meu carro?
Tudo isso sem dizer que oferece excelente aderência e segurança no transporte de passageiros. Na gama de produtos Continental há o polivalente ContiCrossContact LX 2. Trata-se de um pneu desenvolvido para picapes e SUV com tração 4×4 que garante o melhor comportamento no asfalto e no off-road leve. Os pneus são um dos componentes mais importantes de um veículo. Eles são responsáveis por garantir a aderência ao solo e a dirigibilidade do veículo durante a condução. Além disso, eles absorvem impactos e influenciam diretamente no conforto dos passageiros.
É claro que o RP18 não poderia ficar de fora da nossa lista. Ideal para estradas consistentes, trata-se de um pneu que garante conforto e suavidade, bem como ótima pilotagem em pistas secas e molhadas. O mesmo ocorre com os pneus do automóvel que duram no máximo cinco a seis anos. A maioria dos compostos de borracha vai se deteriorando com o passar dos anos.
Sua fabricação em borracha garante absorsão das irregularidades, maciez, assim com aderência no solo. Fechando a sequência vem uma letra que revela a velocidade máxima indicada para o pneu. Esse abecedário resumido começa com “N”, calibrador de pneus digital para até 140 km/h, e termina com Y, para até 300 km/h (veja a tabela completa abaixo). Esses modelos, geralmente, são carros de alto desempenho, porém há pessoas que modificam o carro e colocam pneus com essa característica.