11 motivos para aprender inglês

Com isso, aprender um novo idioma faz com que você se conheça melhor e explore quem você é, criando uma nova dimensão de si próprio. Você pode ter contato direto com produtos culturais de outros países, como músicas, filmes, documentários, mídias sociais, etc. Visite nosso site para acessar dicas e recursos personalizados que te ajudarão a estudar no exterior. Além de estudar os materiais do curso de inglês, também é interessante buscar outras fontes de leitura. O domínio de uma nova língua pode trazer grandes oportunidades que irão perpetuar pela sua vida profissional, aumentando as chances de conquistar empregos e cargos diferenciados, com salários mais expressivos. O estudo da língua inglesa pode interferir direta e positivamente na sua vida acadêmica e profissional.

Celular na escola: MEC lança guia para famílias desenvolvido com consultoria do Porvir

Isso ocorre porque o foco do ensino foi mais na gramática e no vocabulário, deixando de lado a prática do idioma em situações reais de comunicação. Como resultado, muitos não conseguem se expressar com fluência ou entender o inglês no cotidiano. Um dos maiores benefícios de fazer um intercâmbio internacional é a imersão cultural, e falar inglês facilita profundamente essa experiência.

Além disso, em muitos passeios ao redor do mundo, como parques e museus, as informações estão dispostas em inglês. Falar o idioma é fundamental para aprender mais sobre os povos e suas culturas. E mesmo se você não tem interesse em viajar, mas se interessa por conhecer outras culturas, aprender inglês é essencial. Podemos aprender sobre povos, costumes, datas, festas, entre outros por meio de livros, revistas, blogs e sites. Com as habilidades de comunicação em inglês em dia, você tem acesso a mais informações, cultura e artes.

Em um mundo cada vez mais interconectado, ser capaz de comunicar-se em inglês abre portas para diversas oportunidades, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. Não se trata apenas de saber algumas palavras ou frases, mas de entender a cultura e a forma de pensar de outros povos. O domínio do inglês permite acesso a uma vasta gama de informações, cursos e conteúdos que, muitas vezes, não estão disponíveis na língua nativa. Em um mundo globalizado, o bilinguismo amplia as oportunidades profissionais e acadêmicas. Ele facilita o acesso a universidades internacionais, aumenta a competitividade no mercado de trabalho e permite melhores salários.

Esses cursos também enfatizam a conversação e a pronúncia, aspectos que facilitam sua adaptação no novo país. Estar confortável com o idioma garante que você consiga participar de debates, palestras e reuniões, além de entender melhor o conteúdo transmitido. Você poderá explorar novos lugares, fazer compras, e resolver situações do cotidiano sem depender de ajuda constante.

Como visto, o inglês acadêmico é uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam se destacar em programas de mestrado e doutorado. De modo geral, ele prepara os estudantes para ler e compreender artigos científicos, redação, pesquisas, trabalhos e teses, publicados em inglês. Isso porque, o inglês acadêmico possui um vocabulário mais técnico e estruturado. As pessoas que se dedicam ao aprendizado de um idioma estrangeiro aprendem a adiar a gratificação imediata em busca de metas a longo prazo e compreendem o significado de trabalhar duro por um objetivo maior. Pesquisas científicas provaram que aprender um novo idioma ajuda a fortalecer o cérebro e melhorar as funções cerebrais ao longo da vida.

Com a possibilidade de contato com profissionais de outros países, eventos e estudos em uma segunda língua, as empresas têm dado preferência a profissionais que têm fluência na língua inglesa. Em alguns processos seletivos, as entrevistas possuem perguntas utilizando o idioma estrangeiro, para conhecer o nível de conhecimento dos candidatos e como eles se saem se comunicandocomunicando em inglês. Para os alunos do 4º ano, é essencial estabelecer conexões entre o aprendizado do inglês e suas vivências cotidianas. O use da língua inglesa não é apenas uma prática de sala de aula, mas uma condição necessária para a formação de cidadãos preparados para o futuro, onde diversificadas habilidades se interligam. As crianças poderão explorar exemplos práticos, como a utilização do inglês em jogos, músicas e filmes, apresentando-se para o mundo.

Por que fazer curso de inglês?

Motivos para fazer um curso de inglês

De acordo com pesquisas, pelo menos 73% dos profissionais de Recursos Humanos identificam a importância de uma língua estrangeira e optam por colocá-la em prática no momento da seleção. Uma língua estrangeira pode ajudar a encontrar novas oportunidades de trabalho, além de conquistar conhecimentos diferenciados. Como já foi dito no início deste artigo, há muita pressão por parte do mercado de trabalho para que pessoas façam inglês, mas o fato é que ao fazer um curso deste idioma, surgem oportunidades fora do país também.

A proficiência no inglês já passou de importante há muito tempo; atualmente, ela é essencial, principalmente para a sua carreira. Além disso, profissionais de hotelaria em todo o mundo são treinados para atender e responder às perguntas dos hóspedes nessa língua. Seja viajando para países asiáticos ou europeus, é muito mais provável que você consiga se comunicar em inglês do que em português. Sempre que possível, estabeleça diálogos em inglês para praticar a conversação. Com amigos ou com os filhos, tentem se comunicar através da segunda língua para melhorar o desenvolvimento e entendimento verbal. Existem também grupos e eventos focados na prática da conversação em inglês que ajudam a desenvolver a língua de forma ainda mais intensa.

Idioma de exibição:

Por exemplo, alunos poderiam estudar a Literatura Inglesa dentro do contexto das produções artísticas ou eventos históricos relevantes. Essa abordagem proporciona um aprendizado mais contextualizado e interessante, fazendo com que o aluno possa perceber o inglês como um elemento que se encaixa em várias dimensões de seu conhecimento. De acordo com André Barros, head pedagógico da rede de escolas bilíngues Start Anglo Bilingual School, o bilinguismo tem se tornado essencial não apenas para a formação acadêmica, mas também para a formação de cidadãos globais. “Ao aprenderem uma segunda língua, os estudantes se tornam mais adaptáveis, empáticos e preparados para atuar de forma responsável nas questões globais”, afirma. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), o Brasil conta com mais de 1,2 mil escolas que oferecem ensino bilíngue em todo o país, dado que reflete um aumento de 10% nos últimos cinco anos. Em 2023, a procura por modelos de ensino que contemplem um segundo idioma cresceu 64%.

Entretanto, aprender um idioma estrangeiro, qualquer um deles, traz diferentes tipos de benefícios e aprender inglês vantagens a todos os aspectos da sua vida. A Cultura Inglesa possui diferentes modalidades de cursos que podem se encaixar nas suas necessidades. Ouvir músicas em inglês e dar atenção ao que está sendo dito também é uma excelente maneira de aprimorar o entendimento da língua inglesa.

Ou seja, tudo o que está disponível para conhecimento no idioma em todo o planeta pode chegar até você. Além de estudar, aprender inglês também abre portas para novas oportunidades de trabalho. E isso é válido tanto para empresas nacionais que operam no exterior, quanto para organizações estrangeiras.