Entenda como funciona a tecnologia do robô aspirador de pó

O publicitário Gabriel Borges foi um dos muitos que se renderam a um robô-aspirador durante a pandemia. O Mondial Fast Clean RB01 também não vem com base de retorno para recarga da bateria quando ela fica mais fraca. Torre de som indicada para grandes festas, inclusive ao ar livre, não possui bateria interna. Assim, ela precisa estar ligada na tomada o tempo todo para funcionar. Como usuário e interessado, informamos que os dados que você nos fornecer estarão localizados nos servidores da Raiola Networks (provedor de hospedagem Miaspiradora) na UE. Comparando os resultados dos três aspiradores – em um apartamento que requer aspiração diária por causa de dois gatos e várias construções no entorno –, ficou tudo muito parecido.

Sim, a maioria dos aparelhos são adequados para uso em carpetes e tapetes de pelo alto.No entanto, verifique as instruções do fabricante para garantir que o seu aparelho é adequado para esse tipo de superfície. Se não houver esse indicador no seu aspirador, verifique visualmente o saco para ver se está cheio. Se você puder ver sujeira ou poeira acumulada, essa é hora de esvaziá-lo ou substituí-lo. É muito eficiente na limpeza, mas não consegue aspirar sujeiras muito grandes, como pedaços de papel do tamanho de um Post-it, por exemplo.

Limpeza pesada

Os testes incluíram os recursos oferecidos em cada aparelho, nível de limpeza, duração da bateria, tamanho do reservatório de sujeira e, nos modelos que passam pano, como é realizada essa função. Já os modelos de robô aspirador que também passam pano contam com um recipiente para a adição de água que podem receber também um produto de limpeza para dar cheiro ao ambiente. Um dos modelos mais avançados de robô aspirador é o que suga a poeira e também passa pano.

Os robôs com função de aspirador de pó já chegaram ao mercado nacional em diversos modelos e preços. Tirando os aspiradores robôs que passam pano, os demais modelos não costumam tolerar bem a umidade, não devendo entrar em contato com a água. Se precisar aspirar áreas que costumam ficar molhadas, como varandas, cozinhas e banheiros, certifique-se de que o piso está bem seco antes de acionar o dispositivo. Caso esta também seja uma tarefa que você gostaria de eliminar do seu dia a dia, alguns modelos de aspirador robô já contam com essa função.

Como é que funciona o aspirador?

O controle é feito pelo aplicativo SmartThings, disponível para iPhone e Android, que comanda outros produtos da Samsung. Mas, se o dono quiser se esforçar um pouco, basta pressionar Aspirador Rainbow o botão de liga/desliga acima do dispositivo – ou o de retornar à base. Dos três modelos do teste, o Positivo Smart Robô Aspirador Wi-Fi+ é o único que aspira e passa pano.

Guia completo do robô aspirador

A maioria dos robôs aspiradores funciona com uma bateria recarregável que leva de 3 a 10 horas para carregar totalmente, e proporciona aproximadamente 2 horas de limpeza. Parece pouco tempo de funcionamento, em relação ao período de recarga, mas é porque esses aparelhos são equipados com sistemas de navegação, que os ajudam a deslocar-se pelos cômodos da casa. Muitos modelos utilizam múltiplos sensores infravermelhos para evitar obstáculos, e calcular o espaço a aspirar.

Não cai de degraus, mas seu sensor identifica pisos mais escuros (ou tapetes pretos) como buracos ou degraus e evita a região. Com o aparelho, todo esse trajeto pode ser feito de uma forma mais simples. Por exemplo, limpar embaixo de um sofá ou armário sem ter que levantar ou mover o móvel. Isso por conta do tamanho e altura que os modelos têm como padrão.

No modo de aspiração normal, limpou 2 vezes a casa com uma recarga. A função de passar pano deixa o chão bastante úmido e, em ambientes grandes, é bom checar se o depósito de água não está vazio depois de um tempo. Agora que você já sabe como funciona, e quais os melhores modelos, é só escolher aquele robô aspirador que melhor atende às suas necessidades e deixar que ele faça todo o trabalho de limpeza do chão da sua casa. Além disso, como dito anteriormente, por mais que a tarefa de limpar o chão da casa seja feita pelo robô aspirador, ainda sim ele precisará de alguma ajuda da sua parte. A principal delas é fazer a limpeza e higienização do aparelho regularmente, principalmente do recipiente onde fica armazenada a sujeira aspirada.

Como funcionam

Isso serve para móveis, pisos de madeira e porcelanatos, tapetes e demais itens da sua casa. Nada que não seja um problema para a tecnologia resolver - o iRobot j7+, à venda no exterior, usa uma câmera e recursos de inteligência artificial para identificar a sujeira e desviar a tempo. E, nos aspiradores mais caros, o aparelho até ajusta sozinho a potência de sucção, verificando o nível de sujeira. Diz a fabricante que a bateria tem autonomia de uso de 30 minutos, porém o aparelho vem com uma base de carregamento - próximo ao final da carga, o aspirador volta sozinho para a base e recarrega automaticamente.

Os fabricantes ressaltam que é apenas para usar água e não outros produtos no aspirador, para evitar danificar o aparelho. Além dos sensores, o mapeamento também pode auxiliar no funcionamento do aspirador smart. A tecnologia, integrada nos equipamentos mais recentes e avançados, utiliza câmeras digitais acopladas no dispositivo, ou lasers de detecção.