EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO – Representa a verdadeira “superação diária” por meio de treinamento sempre buscando o melhor desempenho de modo a respeitar os valores do esporte e o aperfeiçoamento dos próprios talentos naturais na prática esportiva. Ao trabalharmos com essa população, estamos investindo em programas de intervenção primária, evitando que diversos problemas venham a concretizar-se, contribuindo para o desenvolvimento global dos indivíduos praticantes e ampliando os benefícios para suas famílias e para a sociedade de modo geral. A participante mostra como a inserção no ambiente esportivo favorecia uma relação de companheirismo (CARRERAS et al., 2006), desta vez estabelecida ao longo do processo de treinamentos e competições. Além disso, esse contexto facilitou que a atleta trabalhasse sua timidez e sua segurança, participando com mais afinco das atividades grupais, aspecto que está em consonância com os resultados encontrados pelo Instituto Ayrton Senna (2004) como uma das posturas positivas estimuladas por meio do Programa Educação pelo Esporte por eles desenvolvido. A experiência esportiva pode proporcionar o aprendizado de que os resultados finais são situacionais e não oferecem garantia de continuidade, já que dependem de uma série de fatores internos e externos ao indivíduo que nem sempre estão sob seu controle.
Um dos fatores que contribuem para que o indivíduo tenha um desenvolvimento saudável é a necessidade de que haja uma consonância entre os valores adotados nos diferentes ambientes, para que se possa transitar entre eles com facilidade (BRONFENBRENNER, 1996). Dessa forma, espera-se que os valores trabalhados no contexto esportivo sejam fortalecidos e trabalhados nos outros ambientes que constituem a rede de apoio social e afetivo do indivíduo. A psicologia do esporte atualmente compreende um dos campos que se está desenvolvendo de forma significativa e que já agrega um conhecimento científico importante, podendo contribuir para o alcance desses objetivos e beneficiar o praticante, caso a atividade seja conduzida de modo apropriado. Destaca-se a necessidade do aprofundamento da investigação a respeito de como a participação nessas atividades pode modificar, de uma forma mais significativa, a vivência do praticante.
Esse número supera, por exemplo, os 193 países participantes da ONU ou os 201 do Comitê Olímpico Internacional. Os esportes mais populares do mundo são aqueles que conciliam uma grande quantidade de praticantes e, sobretudo, uma quantidade expressiva de espectadores. TRABALHO EM EQUIPE – Representa o aprendizado coletivo, o mais rico, forte e por isso capaz de alcançar as metas mais difíceis.
O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Existem diversas modalidades de esporte, no Brasil, as mais populares são o futebol, o vôlei e o basquetebol. Seguir as regras é entender que todos são uma unidade, e o respeito ao próximo permite que todos possam exercer seus talentos e individualidade de forma única e especial. O estudo apresentado consiste em uma pesquisa qualitativa, pois, segundo Joel Martins e Maria Aparecida Bicudo (1989), busca investigar não somente os fatos, mas os fenômenos, que são definidos como "aquilo que se mostra em si mesmo, o manifesto" (p. 22). Os autores ainda reforçam que, no caso de pesquisas psicológicas e educacionais, tal conceito deve assumir o sentido de "entidade que se mostra em um local situado" (p. 22).
Origina-se daí o termo olimpismo, que faz referência ao "conjunto de valores pedagógicos e filosóficos do Movimento Olímpico, e não apenas aos Jogos Olímpicos" (RUBIO, 2009, p. 8). Esses valores são descritos na Carta Olímpica, documento que preconiza a união da atividade esportiva com a cultura e a educação. Entre eles, destaca-se a oportunidade de promoção da paz entre diversas etnias, tornando possível "um tipo de disputa sem o uso da violência" (p. 10), marcado mais pela cooperação do que pela competição. Além disso, o olimpismo compreende o esporte como uma filosofia de vida que procura o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, possibilitando o prazer no esforço despendido, o valor educacional dos exemplos positivos e da preservação da dignidade humana, sem qualquer tipo de discriminação e movido pelo espírito de amizade, solidariedade e fair play (ou jogo limpo). É necessário destacar que, para que esses aspectos possam ser trabalhados de forma que sejam introjetados e incorporados pelos participantes em seus relacionamentos com os mais diversos campos de suas vidas, é necessário que seja priorizada a intervenção com os ambientes que compõem a rede de apoio social e afetivo do indivíduo.
Quando uma criança que não se sente apta a alcançar determinados resultados persevera em sua busca, tentando e tentando, desenvolve uma qualidade fundamental para o sucesso em qualquer área em seu futuro – ela aprende a superar obstáculos. Talvez ela não alcance no esporte o sucesso almejado, mas mais tarde na vida, quando ela souber qual é a sua vocação, vai dar sempre o melhor de si. Além disso, é fundamental o investimento na capacitação profissional dos professores que irão atuar com esses jovens, para que aqueles possam respeitar as etapas do desenvolvimento dos praticantes, bem como suas necessidades e possibilidades, realizando um trabalho que os beneficie num período compreendido tanto Senhor Esporte a curto, quanto a médio e a longo prazo. O constante surgimento de atletas mais competentes ou, pelo menos, concorrentes pode ser considerado uma das adversidades pertencentes ao mundo esportivo com a qual os atletas devem aprender a lidar de forma saudável, para que isso não se transforme em um obstáculo insuperável que gere desmotivação e uma consequente queda no rendimento. Nesse caso, a situação pode ser considerada como potencialmente educativa, já que irá desenvolver uma competência passível de ser transladada para outros contextos de vida. Entretanto, sabe-se também da delicadeza de tal tema e da necessidade de reflexão crítica do educador que se aventura nesse campo de atuação.
Futebol (4 bilhões de espectadores)
É preciso abordar questões relacionadas ao modo como tal vivência influencia na imagem e na avaliação que o esportista faz dele mesmo, e à forma como ele lida com as experiências inerentes a esse campo, que implicam situações de sucesso e fracasso, vitórias e derrotas constantes. O autoconhecimento das qualidades e dos pontos deficitários que todos apresentam é mais um aspecto a ser investigado nesse contexto; finalmente, interessa-nos compreender como se pode transpor os conhecimentos adquiridos por meio da atividade esportiva para outros contextos da vida. O autoconhecimento também é um dos aspectos que podem ser desenvolvidos por meio da prática esportiva.
Esporte, exercício físico e atividade física
Uma vez que o esporte envolve outras variáveis, como a competitividade, a vitória versus a derrota, a busca da glória etc., se estas não forem cuidadas, avaliadas e implementadas sob um olhar crítico e amplo, no interior de uma prática educativa, podem ser muito prejudiciais ao desenvolvimento de crianças e jovens (CAPITANIO, 2003). DIVERSÃO E ALEGRIA – Representa a verdadeira essência do esporte, que proporciona, para todos os que praticam ou assistem, uma vida mais alegre, feliz e com reflexos em todas as áreas da vida do ser humano, um equilíbrio que mantem a saúde física, mental e emocional. É possível aplicar essa premissa a diversos contextos, como situações profissionais ou interpessoais nas quais o indivíduo que obtiver um maior destaque ou apresentar resultados mais satisfatórios será mais valorizado.
Os valores do esporte, a chave para a educação dos jovens
A sociedade brasileira vislumbra, na atualidade, o desafio de organizar e realizar megaeventos esportivos de grande impacto social. Nesse contexto, a atividade esportiva pode ser considerada uma ferramenta eficaz de intervenção psicossocial, especialmente com crianças e jovens. A presente pesquisa teve por objetivo investigar situações e vivências de atletas de alto rendimento relacionadas ao aprendizado decorrente da inserção nesse contexto e aos valores ali preconizados. Foram realizadas entrevistas por meio do método de história de vida com quatro atletas de duas equipes de atletismo do interior do Estado de São Paulo.