boasnovasagora.com.br

Construir uma casa em grandes centros urbanos não é fácil, e um dos motivos é a ausência de lotes para isso ou, quando existem, suas reduzidas dimensões. As famosas tiny houses – ou casas pequenas, em tradução para o português – são exemplos dessas tendências. Com um ar aconchegante e detalhes únicos, esse tipo de construção se destaca pela personalidade e por conseguir incluir tudo o que você precisa em pouco espaço, sem abrir mão do conforto.

Em Fortaleza, a construtora Marquise ergueu um edifício de 21 andares, o Scala Residenza, num terreno estreito, com apenas 22 metros de testada e 115 metros de profundidade. Apesar de a área ser extensa, o superintendente de incorporações da empresa, Reginaldo Rocha, explica que a dimensão para a fachada principal era bastante pequena. No entanto, como o empreendimento estaria situado na área mais nobre da cidade, a Avenida Beira Mar, a equipe topou enfrentar o desafio. O desenho do edifício, no formato de uma escada, permitiu que 21 dessas unidades tivessem características de cobertura. Por fim, chegamos ao pátio interior construído de maneira a conectar o espaço entre a sala de estar e sala de jantar. Construído com uma pequena área livre, o pátio oferece a possibilidade de descanso com o toque do vento.

Um bom projeto sabe valorizar a implantação da planta da casa no terreno

Um arsenal de estratégias de design permitiu ao arquiteto Charles Inglis projetar uma morada que parece mais ampla do que realmente é. O profissional integrou os ambientes, criou muitas aberturas para a luz e lançou mão de revestimentos claros e nobres. Sobrou até espaço para um jardim frontal de 35 m² e um quintal de 25 m².Para não perder nenhum centímetro, a construção ocupa toda a largura do lote. Cozinha, living e sala de estar integrados ficam nos fundos do térreo - abençoados pelo parque.

Residência Capote / ARKITITO Arquitetura

A decoração da sala de jantar foi escolhida de maneira a seguir a simplicidade do lar, com a presença de pequenos móveis em madeira maciça. Com o projeto realizado de maneira a aproveitar todo o comprimento do terreno, a criatividade dos arquitetos foi perfeitamente aproveitada para que o lar ficasse com uma organização singular dos espaços. As vantagens de terrenos de 6 x 25 metros incluem a disponibilidade, o custo e a flexibilidade de design. As desvantagens incluem o espaço limitado e a necessidade de planejamento cuidadoso para maximizar o uso do espaço.

Como construir em terrenos estreitos?

Uma boa planta de casa pequena também pode ser simples

Lembre-se que os espaços menores têm a mesma capacidade de vida que espaços maiores, basta encontrar a maneira mais inteligente de usá-los. Soluções para otimizar uma casa para terrenos estreitos não faltam e hoje eles até se tornaram tendência. Não basta apenas saber a metragem disponível para a construção, mas também é preciso entender a melhor maneira de utilizar o espaço. Sem um projeto funcional, o terreno estreito realmente se torna um problema, a área não é bem aproveitada e você pode acabar com uma casa apertada e mal distribuída. O terreno estreito é um grande desafio urbano, então como tirar proveito deste espaço? Uma boa estratégia é aproveitar ao máximo o espaço existente e encontrar estratégias para melhorá-lo, tornando-o mais funcional.

Com elementos essencialmente funcionais, a cozinha traz em si apenas o que é necessário para cozinhar, tornando este espaço descomplicado e simples. O acabamento dos equipamentos em inox dá um clima industrial e moderno, e por ser neutro vai bem em qualquer casa, podendo até ser combinado à diferentes estilos. Apesar desta arquitetura ser bastante comum no Brasil, por conta de nossos antigos loteamentos, hoje viajaremos até o Japão para visitar uma casa cheia de doçura.

Por dentro, esta moradia nos mostrará uma decoração minimalista onde o aconchego é apenas uma das surpresas que poderemos apreciar. O terreno destas duas casas é plano, com 5 metros de largura e 40 metros de profundidade. Você sabia que a disposição dos cômodos em sua casa pode afetar a eficiência energética? planta de casa pequena Por exemplo, colocar salas de estar e cozinhas voltadas para o norte pode ajudar a aproveitar a luz solar para aquecer a casa no inverno. Sim, você pode ter uma garagem em um terreno de 6 x 25 metros, mas precisará planejar cuidadosamente para garantir que haja espaço suficiente para a casa e a garagem.

Quando pensamos naquela primeira imagem onde notamos uma pequena casa que parecia transmitir frieza, mal poderíamos imaginar que seu interior fosse decorado de maneira muito elegante com a presença da madeira. Bastou se afastar um pouco mais da casa para perceber que aquela fachada de linhas simples na verdade abriga uma extensa casa com formato alongado. E quando isto corresponde a boas surpresas, principalmente na arquitetura, nos deparamos com soluções inteligentes e criativas que foram utilizadas de maneira simples e muito acolhedora. Dependendo da composição do terreno, você poderá ter sérios problemas com a fundação. Consulte sempre se o solo é arenoso ou argiloso e se existem lençóis freáticos nas proximidades. Como só fazemos os projetos e não executamos a obra, fizemos parcerias com profissionais que podem ser responsáveis por sua obra em sua cidade.